10 dicas de como conservar os livros

terça-feira, abril 21, 2015 18 Comments A+ a-

Um assunto que as vezes é chato, mas é muito necessário. Eu sei que tem muita gente que tem preguiça de estar limpando seus livros, mas sem isso, eles só vão estragando. Aqui vai algumas dicas que prepare para vocês, espero que ajudem, e caso tenham alguma dica nova é só dizer nos comentários, ou se já usou algumas delas também, vou adorar saber!

1. Mantenha-os na vertical. Nada de livros empilhados uns sobre os outros, o peso deles pode danificar a lombada e o miolo do livro, e nada de ficar espremendo-os na estante também hein, sempre deve haver uma folga entre um livro e outro, e não os coloque no fundo da estante, livros também precisam respirar.
2. Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Nada de preguiça, sei que as vezes é chato já que a maioria de nós tem muitos livros, mas é importante, e nada de usar um espanador, isso só vai passar a poeira de um livro para o outro.
3. O livro deve ser constantemente manuseado. Lembre-se de que o simples ato de virar as páginas oxigena o material, evitam que as folhas fiquem sujas, ressecadas e quebradiças.
4. Cuidado com a incidência de luz. Quando for ajeitar um lugarzinho para a sua estante ou prateleira opte por lugares que não haja um contato direto com a luz solar pois pode desbotar as folhas e as deixar amareladas.
5. Não guarde livros acondicionados em sacos plásticos. Isso impede a respiração adequada do papel.

6. Evite paredes muito frias ou que atrapalhem a circulação do ar. A umidade deforma tanto a capa quanto o miolo do livro, podendo até a surgir fungos.
7. Sempre tenha as mão limpas quando for pegar um livro. O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição, além das bactérias não é.

8. Não use clips como marcadores de página. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

9. Ao ler um livro, evite-o abrir totalmente. Como por exemplo, em cima de uma mesa. Isso pode comprometer a estrutura da sua encadernação.

10. Não retire seu livro da prateleira pela parte superior ou inferior.  Isso danifica a encadernação e deixa o seu livro torto. O correto e pega-lo pelo meio da lombada.


Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

18 comentários

Write comentários
Camila
AUTHOR
21 de abril de 2015 08:26 delete

Adorei as dicas muito boas e preciosas afinal não queremos que nossos queridos livros estraguem!
Beijokas da Camila e Carol
http://www.vamospapear.com/

Reply
avatar
21 de abril de 2015 10:37 delete

Oi, Camila. Que bom que lhe foi útil :D

Reply
avatar
21 de abril de 2015 12:14 delete

Adorei as dicas, temos que cuidar bem dos nossos livros.

http://www.eucurtoliteratura.com/

Reply
avatar
21 de abril de 2015 12:30 delete

Oi, Tainan. Que honra você aqui de novo HAHAHA adoro o seu blog ♥ Fico feliz que tenha gostado.

Reply
avatar
Thai Grey
AUTHOR
21 de abril de 2015 14:16 delete

Gostei do post e das dicas >< Algumas já sabia ou já praticava, mas algumas não conhecia...O de abrir o livro no meio é tenso. Não sabia desse e fiz bastante com um livro meu e agora ele ta meio.. Sabe.. Tipo um bug?

Reply
avatar
21 de abril de 2015 16:01 delete

Nossa, faço TUDO errado, que vergonha!
Só não guardo meus livros dentro de sacos plásticos, porque de resto...
Eu moro em cidade litorânea, então é bem difícil manter meus bonitos longe da umidade, sempre um ou outro acaba danificado por conta disso. Mas vou tentar seguir as dicas, porque nada melhor que um livro com cara de novo, né?
Adorei o post, muito útil!

Beijos
jurodemindinho.blogspot.com.br

Reply
avatar
Luana Santos
AUTHOR
22 de abril de 2015 13:44 delete

Olá! Adoro dicas de cuidados sobre os livros, só cometo um errinho que é colocar uns em cima do outro, mas é porque não tenho mais espaço! :/ tenho alguns um pouco destruídos, mas dá para ler e isso pra mim é o que importa !
Adorei seu post
beijos
cheireiumlivro.blogspot.com.br

Reply
avatar
22 de abril de 2015 14:39 delete

Oi Leticia!!!
Amei as dicas...
Tem gente que so deixa os livros em saco plastico, nao sabem o quão prejudicial pode ser... Meus livros ficam todos de pé mesmo... mas não tenho o costume de manuseá-los sempre e as vezes eu os pego pelo topo... e Deus isso é errado, nao sabia... vou mudar meus costumes

beijos
Mayara
Livros & Tal

Reply
avatar
Gabby Soares
AUTHOR
22 de abril de 2015 16:46 delete

Hey, tudo bem?

Adorei as dicas e concordo com todas elas, principalmente a de mantê-los na vertical. Já vi tantas imagens de livros que ficaram praticamente deformados por serem empilhados um em cima do outro que tenho até medo de fazer isso com os meus. Meu único problema é que tenho preguiça sim de limpá-los um a um com a flanela, sabe? Então, em dia de arrumar a estante eu tenho que estar com bastante coragem e disposição mesmo.

Beijos,
Dois Dedos de Prosa

Reply
avatar
Aline Chaves
AUTHOR
22 de abril de 2015 23:49 delete

Preciso tomar vergonha na cara e cuidar melhor dos meus filhotes! Faz muito tempo que eu não os manuseio...
Ótimas dicas!

Beijos
www.belezurasetravessuras.com

Reply
avatar
23 de abril de 2015 13:20 delete

Oi Letícia, tudo bem?
Adorei as dicas, algumas coisas eu já faço, mas estava pensando em colocar os livros em sacos lásticos, não farei mais isso.
Bjs

A. Libri

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:31 delete

Que bom que gostou Thai. Bom, é complicado, eu também não sabia dessa de abrir o livro todo, agora me policio para não fazer isso.

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:35 delete

Relaxa que você não é a única!
Bem, um cuidado aqui, outra lá, assim a gente vai deixando eles bonitinhos sempre ♥ Algum risquinho sempre tem hahaha

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:38 delete

Oi, Luana. Realmente a falta de espaço é um problema, eu que o diga.
Mas o que importa é ler, não é?
Beijos!

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:41 delete

Oi, Mayara. Normal isso, eu também não sei de tudo, ninguém sabe, aprendemos com o tempo, né?

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:45 delete

Oi, Gabby. Confesso ser preguiçosa também. Mas precisamos pelo menos uma vez aqui e ali não é?

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:51 delete

Ain Aline, nem me fale HAHAHA to na mesma flor.

Reply
avatar
23 de abril de 2015 14:54 delete

Fico feliz que tenho sito útil para você ♥

Reply
avatar