Como ter tempo para ler

domingo, março 01, 2015 24 Comments A+ a-

Nesse exato momento estou em uma sinuca de bico, assim como a maioria de vezes fiz minhas resoluções de ano novo e estou tentando cumpri-la, tropeçando aqui e ali a meta que parecia ser uma das mais fáceis se tornou um grande desafio, ler mais livros que o ano passado - para ser exata 25. Para isso fiz a simples meta de ler 3 livros por mês, um número razoável, mas estamos no final de fevereiro e não terminei nenhum esse mês, depois do desespero e da lamentação eu pensei em algumas maneiras para conseguir atingir minha meta e eu quero compartilhar com vocês.



1 - Estabeleça uma meta diária: Para começar uma meta baixa, por exemplo a minha é de vinte páginas por dia, quando você consegue atingir dá uma sensação de dever cumprido que te ajuda a ir em frente. Mas faça metas realistas, se você começar com uma super desafiante, depois de alguns dias você irá se frustar e largar o livro.
2 - Sempre leve o livro com você: SEMPRE, mesmo. Até quando você:  for na padaria comprar pão, você nunca sabe quando terá um tempo ocioso para ler uma página que for. E se você não levar e tiver tempo ocioso, irá se castigar mentalmente por ter que ler revistas de anos atrás, sim isso já aconteceu comigo.

3 - Durma bem e o suficiente: Esse dica parece ser um pouco fora do contexto, mas é bem importante. Todo mundo sabe que ler é uma atividade que relaxa o corpo, por isso algumas vezes te dá sono, então se você viver como um sonambulo por ai, dormindo 5 horas por noite, a primeira página que ler já vai apagar.
4 - Tenha alguém para conversar sobre o que está lendo: É muito frustante ler algum livro interessante, mas não poder discutir com ninguém. Além de render boas conversas, ter outra pessoa com esse interesse te estimula a ler mais, e se você não tem ninguém no seu ciclo de amizades, use a internet, há vários grupos de leitores, clube de leituras.


5 - Não comece por livros difíceis ou que não tem muito interesse: Não comece pelos clássicos com o vocabulário extremamente rebuscado, cheio de simbolismo, vai no básico. Pense na leitura como um jogo de video game, nas primeiras vezes o jogo só flui no nível fácil ou médio, mas ao passar do tempo e com experiencia, você consegue se divertir no nível difícil, mas só depois de ter suado a camisa.

Essas são as minhas dicas, se você tiver alguma por favor compartilhe nos comentários.
Até o próximo domingo.

Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

24 comentários

Write comentários
2 de março de 2015 10:04 delete

Eu levo o livro para todos os lugares, nunca sei quando vou enfrentar uma fila, isso ajuda muito :D

http://www.eucurtoliteratura.com/

Reply
avatar
2 de março de 2015 10:15 delete

Isso mesmo Taina, e que honra você aqui, eu amo seu blog hahaha
Geralmente quando vou a alguma loja aqui na minha cidade ou qualquer lugar a pé eu ando lendo haha isso ajuda muito também!

Reply
avatar
Rebeca B.
AUTHOR
2 de março de 2015 10:20 delete

O melhor de tudo é ter alguém para dividir a empolgação da leitura! E creio eu que sempre temos tempo para fazer o que queremos, se realmente queremos.

http://blogexplicita.blogspot.com.br/

Reply
avatar
2 de março de 2015 10:34 delete

É, isso depende de pessoa á pessoa, alguns são realmente ocupados!

Reply
avatar
2 de março de 2015 10:43 delete

Olá Beatriz! Ótimas dicas, tenho certeza que muitos leitores vão aproveitar essas dicas assim como eu. Beijos,
http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

Reply
avatar
2 de março de 2015 10:59 delete

Olá! Gostei das dicas!
Abraços!
http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

Reply
avatar
2 de março de 2015 11:04 delete

Hey, não sou a Bea mas respondo os comentários também hahaha Que bom que gostou das dicas :D

Reply
avatar
2 de março de 2015 11:05 delete

Que bom que gostou, a Bea com certeza vai ficar feliz ao ler isso :3

Reply
avatar
Li Silva
AUTHOR
2 de março de 2015 11:16 delete

Amei as dicas, ultimamente eu ando tão cansada que estou com preguiça de ler, preciso voltar ao hábito. Costumo ler no ônibus, é o único lugar que dá tempo.

Vou tentar aproveitar ao máximo suas dicas

beijos

Me interessei por esse Ele está de volta, pareceu ser muito interessante essa história com Hitler e tudo mais, amei.

beijos

aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
Instagram: @aline_bianca

Reply
avatar
2 de março de 2015 11:33 delete

Oi Li, realmente, quando se está cansado dá muita preguiça mesmo! Espero que as dicas da Bea te ajude muito :D

Reply
avatar
2 de março de 2015 13:17 delete

Não sou dessas pessoas que tem o hábito de ler, mas sabe quem lê sonha mais, e aprende tantas coisas, porque já li alguns livros, e sempre tirei lições dele, e sem contar que é tão incrivel ler e ficar imaginando a cena de cada página, o sentimento de cada personagem ou de como ele é fisicamente, isso se torna incrível, eu amei suas dicas, e com toda certeza vou começar a ler, e vou seguir elas. Amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

Reply
avatar
2 de março de 2015 14:56 delete

Oi Carol que bom que te foi útil, a Bea que escreveu o post e realmente ficou muito bom! E que maravilha ter te incentivado a começar a ler! Obrigada pela visita! :3

Reply
avatar
3 de março de 2015 09:17 delete

sou a mestra da leitura kkkkk
leio leio leio leio
meu marido diz que eu nao leio pq gosto leio por vicio kkkkkkkkkkkkkk
otimas dicas gatona

Reply
avatar
Carol Mello
AUTHOR
3 de março de 2015 13:40 delete

Ter alguem para conversar sobre o que estamos lendo é perfeito para estimular ainda mais a leitura ^^ por isso eu gosto de vocês blogueiros literários... embora eu quase nao faça resenha de livro no meu blog eu adoro ler sobre o assunto bjos

Reply
avatar
3 de março de 2015 19:33 delete

Adorei as dicas! Quando eu tenho muitos livros para ler (e mais as coisas da faculdade) sempre estabeleço metas! E claro, sempre levo comigo. Só acabo pecando na parte de dormir, porque pelo desespero em ler acabo perdendo horas de sono. Mas enfim, faz parte! Um beijo : *

Reply
avatar
3 de março de 2015 20:13 delete

mds jsadhjlasd Que bom que gostou das dicas Marcelle :D

Reply
avatar
3 de março de 2015 22:05 delete

Oi Letícia!!Tudo bom?
Gostei bastante das dicas!!Essa questão de estabelecer uma meta diária é super importante pra
cumprir a sua meta do ano.Geralmente boto a minha como 50 páginas,mas se eu não conseguir ler 50 em um dia não tem problema,dou um jeito de compensar nos dias seguintes kkkkkkkkkkk
Independente da meta o importante é sempre ler!!
Boas leituras!!
Beijos!!

http://livreirocultural.blogspot.com.br/

Reply
avatar
4 de março de 2015 09:09 delete

Sim, isso mesmo Carol, escrever no blog e fazer resenha é uma forma de conversar sobre o que estamos lendo :D

Reply
avatar
4 de março de 2015 09:10 delete

Oi guria do nome lindo hahahaha Pois é, faz parte né :D

Reply
avatar
4 de março de 2015 09:12 delete

Isso mesmo, o importante é sempre ler :D
Boa leitura para você também!

Reply
avatar
Bruna Leal
AUTHOR
6 de março de 2015 15:11 delete

As dicas foram realmente muito boas pra mim, já estava ficando louca com isso xD
Aliás, adoro acompanhar o blog <3

Reply
avatar
Cris Albert
AUTHOR
6 de março de 2015 18:22 delete

Oi, Le!
Estou tendo que procurar mais tempo para ler também. Uma outra dica que eu daria é, em vez de ficar na internet e redes sociais, usar esse tempo para ler (apesar de eu não estar seguindo essa dica no momento hehe).

Leitores Forever

Reply
avatar
Camila
AUTHOR
7 de março de 2015 12:57 delete

Amei as dicas flor, realmente ler é muito importante e nos ajuda bastante na pronuncia de palavras escrita etc...
Beijokas da Carol e da Camila :*
http://www.vamospapear.com/

Reply
avatar
Ana Valeska
AUTHOR
9 de março de 2015 11:27 delete

Sempre levo onde eu for e sempre consigo ler bastante nos ônibus da vida, em filas, esperando a aula começar e também sou de estipular quantidade de páginas.. acho legal me superar hahaha'
Obrigada pelas dicas!
Beeijo
http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/

Reply
avatar