Como organizar livros em pouco espaço

terça-feira, março 31, 2015 28 Comments A+ a-

Oi, por esses dias estava a procurar dicas de como organizar livros em pouco espaço pesquisei no google e nada, eu realmente queria ler sobre o assunto, porém não achei nenhum link sobre o que eu realmente queria -em pouco espaço-, após a frustração de não achar absolutamente NADA, fui perguntar em alguns grupos do facebook de blogueiras, quem sabe, né? Para falar a verdade esperei à um tempão -estou esperando até agora- e nada, então decidi escrever essa postagem. 

Não é que eu tenho muitos livros, mas uma coisa que sei é que onde tem pouco espaço ser organizado é de lei -não que eu seja, mesmo meu quarto sendo um ovinho-, então decidi criar minhas próprias dicas, espero que ajude quem tem o espaço do cantinho pequeno assim como o meu.

Primeiro de tudo, se você tiver muitos livros, nem pense em querer arrumar em pouco tempo, é muito importante que arrume um bom tempo para deixar tudo maravilhosoO tempo é muito valioso, então pegue firme, eu não sei se você é como eu, que as vezes sem querer joga um brinco, dinheiro, ou qualquer outra coisa lá no meio e depois perde, eu não sou uma pessoa nada organizada, as vezes até tento, mas sempre tem uma bagunça por ai.

Como organizar? Sabemos que os livros são de vários tamanhos e cores, uma boa é ocupar o máximo possível o espaço da sua estante, eu pretendo um dia ter uma estante muito linda e cheia de livros, mas em quanto isso não vem eu vou ajudar vocês e sonhar com o dia em que terei de organizar os livros. Uma dica que eu tenho é colocar os livros pesados por baixo e sobrepor os leves por cima, isso se a sua estante ter uma altura boa, isso ajuda a ocupar mais espaço na estante, deixando tudo bonitinho, mas para isso é preciso que os livros que ficam por baixo sejam da mesma altura, para assim não danificá-los.



Se você realmente não tiver espaço, e sua estante estiver lotada -saindo livros pelas bordas- procure desapegar de alguns, é uma boa vender trocar ou até mesmo doar, assim não ocupa espaço a toa, você pode fazer isso com livros que tem certeza que não ira re-ler. Creio que você possa se aproveitar de outras coisas também, como decoração, colocar os livros em cima de uma mesa no seu quarto, alguns no seu guarda roupa, ai vai da sua criatividade, pode até mesmo criar alguns lugares especiais para guardar os livros, basta procurar algumas ideias de DIY na internet e soltar a imaginação. 

Caso tenha alguma outra dica é só me dizer que acrescentarei ao post dando os devidos créditos, ou se você quiser me contar sobre como organiza seus livros, seja por cor, tamanho ou por sagas eu vou adorar ler. Quem sabe você não me dá até uma inspiração para organizar a minha pequena e amada estante.

Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

28 comentários

Write comentários
31 de março de 2015 15:45 delete

Adorei as dicas, eu realmente preciso, tenho muitos livros para pouco espaço.
beijos

Reply
avatar
31 de março de 2015 16:00 delete

Que bom que te ajudei Josielma!
Beijos.

Reply
avatar
Maria Lygia
AUTHOR
31 de março de 2015 16:47 delete

Ah nossa, eu tenho alguns livros e pouco espaço. Eles estão espalhados pelos cantos da casa, não tenho nenhum lugar que eu possa colocá-los todos juntinhos, mas espero que eu possa providenciar o mais rápido possível! Arrumar tudo leva tempo mesmo, é bom que se tenha paciência!

Reply
avatar
31 de março de 2015 17:54 delete

Oi, Maria. É assim mesmo né? Minha estante e beeem pequena, mas ainda não tenho muitos livros, então dá para conciliar, enfim, paciência amiga hahaha

Reply
avatar
leciteresinha
AUTHOR
31 de março de 2015 19:21 delete

gostei , tbm vou arrumar assim.

Reply
avatar
31 de março de 2015 21:13 delete

Que bom que te ajudei hein ♥

Reply
avatar
Daiane
AUTHOR
1 de abril de 2015 00:08 delete

Oi Letícia!
Muito bacana suas dicas!
Como "livro maníacos" que somos, sempre falta espaço para nossos livros amados, quanto mais temos, mais queremos! hehehhehe
Um Beijo Grande!
Blog Cheiro de Livro Nacional

Reply
avatar
Camila Leite
AUTHOR
1 de abril de 2015 00:53 delete

Arrumo de forma parecida, ainda não tenho estante, então eles ocupam metade de dois guarda-roupas.
Tenho de me desfazer de alguns, por que to precisando do espaço, mas morro de pena.
Quem sabe um dia?! haha

Beijos,
Camila Leite
https://docevidainfinita.wordpress.com/

Reply
avatar
1 de abril de 2015 01:00 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
1 de abril de 2015 01:00 delete

É EXATAMENTE ISSO QUE EU FAÇO!!! Hahahah Sabe uma outra dica maravilhosa que eu tenho (e que funcionou muito bem pro meu quarto)? Comprar aquelas prateleiras que exibem os livros como se eles estivessem flutuando. Elas são pequenas, então são ótimas pra serem colocadas em paredes aleatórias e locais de pouco espaço.
www.literasutra.com

Reply
avatar
1 de abril de 2015 11:46 delete

Adorei as dicas minha estante já não cabe mais estão com livros m duas fileiras e todo leitor gosta de deixar todos os livros a mostra. ótimas dicas. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
avatar
1 de abril de 2015 12:14 delete

Oi Leticia!
Adorei a postagem, comecei a ficar sem espaço tb, ai n resisti e comprei duas estantes lindas, agora tenho muito espaço rsrrs, acho q por pouco tempo!
Bjos
Aline Praça
www.leituravipblog.com

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
1 de abril de 2015 15:49 delete

Olááá
É uma boa ideia, eu sofri bastante com pouco espaço durante um tempo, ai agora comprei uma estante mas jaja vou ter que achar outra pq estou sofrendo novamente haha

http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Catharina
Beijos

Reply
avatar
Ana Beatriz
AUTHOR
1 de abril de 2015 16:22 delete

Doar começa com "d" de "dor" não é atoa kkk eu sempre organizo ou pela cor ou pelo tamanho, mas quando não cabe mais, eles vão passear pela estante do meu irmão hehehe

Reply
avatar
1 de abril de 2015 17:16 delete

Oi Letícia, tudo bem?
Super legal esse post!
Felizmente tenho espaço, tenho uma estante até grandinha e sempre que preciso acrescento prateleiras na parece.
Bjs

A. Libri

Reply
avatar
2 de abril de 2015 10:58 delete

Perfeita essa dica , vou arrumar desse jeitinho *-*
Bjnhs
http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com.br/2015/03/poema-caixinha-de-cristal.html

Reply
avatar
Cris Albert
AUTHOR
2 de abril de 2015 13:06 delete

Gosto de organizar por assunto, acho que assim fica mais prático e bonito :)
Não me estresso muito com o espaço, só coloco do jeito que parece mais legal.

https://leitoresforever.blogspot.com.br/

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:10 delete

Isso mesmo que tu disse Daiane!
Beijos!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:15 delete

Oi, Camila. Também não tenho bem uma "estante", antes guardava no guarda roupa também, mas ocupa muito espaço!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:17 delete

Oi, Monalisa. Acho que sei de qual está falando, devo ter visto em algum lugar, é bem legal também, ótima ideia!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:19 delete

Oi, Joyce, realmente gostamos de deixar os livros a mostra!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:21 delete

Oi, que bom que tem a condição de comprar duas estantes lindas HAHAHA mas por enquanto, vou no improviso.

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:26 delete

Oi, Catharina. Vamos ter que dar um jeito ai hein! hahahaha
Beijos!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:28 delete

Ahh, logo precisarão de mais estantes HAHAHAH

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:30 delete

Oi Angélica, tudo sim e ctg?
Que bom que gostou!
Que bom que tem espaço pra isso hahaha
Beijos!

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:32 delete

Que bom que te ajudei Karoline!
Beijos.

Reply
avatar
2 de abril de 2015 14:34 delete

Oi, Cris! Quanto tempo, hein? Cada um organiza da maneira que lhe agrada! Não é?
Beijos.

Reply
avatar
Camila Tebet
AUTHOR
4 de abril de 2015 03:40 delete

Olá! Estou sofrendo com esse problema também :\ hahah Tenho livros espalhados pelo quarto inteiro. Na estante, nos criados mudos, em prateleiras, em caixas... Tá um caos haha Minha estante está lotada e eu ainda assim não paro de adquirir novos exemplares. Agora estou me controlando mais, pois não tenho mesmo mais onde guardar. Preciso resolver essa situação urgente, já que muitos dos meus livros estão até se estragando por não estarem adequadamente guardados :\ De qualquer forma, além de comprar uma nova estante, estou criando coragem para desapegar daqueles que eu sei que não vou mais ler haha Beijos!!

Reply
avatar