O egoísmo na blogosfera

terça-feira, fevereiro 17, 2015 35 Comments A+ a-

Há um tempo eu estava querendo falar sobre esse assunto, na verdade eu pretendia gravar um vídeo para expressar melhor a minha opinião, não o fiz por falta de coragem e por achar que eu não estou preparada, espero de coração que vocês entendam o que eu quero passar com esse texto enorme, mas eu necessitava desabafar com alguém sobre o que esse "mundo" vem se tornado a cada dia que se passa.

Quando eu tinha meus 8 ou 9 anos, não me lembro a idade certa mas era por ai, eu criei "alguns" blogs, mas naquele tempo eu nem imaginava o que realmente significava isso, eu não tinha "cabeça" ainda e esses blogs que eu criei só tinha coisas ctrl+c/ctrl+v, isso mesmo, eu copiava e colava no meu blog coisas que eu gostava, mas eu era uma criança e fazia tudo aquilo na inocência, mal sabia eu que plágio era crime, muito menos o que era plágio, claro que ninguém comentava ou compartilhava, porém eu tinha algumas visualizações e ficava feliz com aquilo! Hoje em dia eu penso muito nos seguidores/comentários/visualizações, eu fico feliz por ter cada um deles, e quando algo/alguém novo aparece por aqui fico muito feliz.


Nunca pensei que fosse tão difícil manter um blog, e agora um pouco mais "crescida" eu decidi criar esse, para falar a verdade, eu sequer lembrava da existência dos anteriores, acho que sempre quis ter um blog desde pequena, mas ai vem a pergunta, o que isso tem a ver com "O egoísmo na blogosfera"? E é agora que vou falar mais sobre isso. Quando criei o blog, há uns três meses atrás, eu não entendia nada sobre como funcionava todo esse mundo "maravilhoso". Com o tempo, minha cabeça foi amadurecendo e eu cresci bastante aqui, sei que não tenho muito tempo de blog, mas se olharem a postagem anterior e a de agora, vão saber que eu mudei definitivamente aqui.



Eu participo de vários grupo de blogueiras no facebook, vários mesmo, e o que vou falar aqui é a história que já nós conhecemos, há muitas poucas pessoas que realmente estão ali para se ajudarem, na verdade a maioria só entra lá para divulgar sua postagem e sair fazendo spam, muita das vezes a pessoa não faz nem um descrição tentando nos atrair para o seu post, apenas jogam o link mesmo. Mas, querem saber de uma coisa? Eu saio divulgando em vários grupos também, e sei que vocês fazem a mesma coisa, então porque muita das vezes não vemos resultado? Porque ninguém se preocupada a olhar a postagem do colega, já parou para pensar que se uma pessoa divulga no grupo "x" que você participa, você vê a publicação no seu feed e resolve dar uma olhada, então você gosta da postagem ou ela lhe foi útil, você vai comentar e deixar o link do seu blog em baixo, eu tenho certeza de que a blogueira vai adorar ler seu comentário, e tenho certeza que a mesma irá acessar seu blog e vai gostar de algo, e assim comentar também, e já temos um ciclo de ajuda.



Participo de alguns grupos de interação e de trocas de comentários, e queria esclarecer algumas coisas em relação a essa "troca", muitas pessoas são contra, e não vejo problema algum, mas algumas criticam de tal forma, dizendo que são só números ou que ninguém vai te acompanhar assim, pois bem, quero dizer aqui que com essa troca de comentários eu conheci pessoas incríveis, sinto que sou amiga de alguns deles, algumas pessoas de lá comentam no meu blog sempre que podem e já até arrisquei trocar e-mails com alguém, e foi ótimo, ela é uma boa pessoa. - Você sabe que estou falando de ti - 

Sabe o que acho? Nós reclamamos demais. Já vi tanta blogueira postar em certo grupo a sua indignação em relação as pessoas não se ajudarem, mas o que ela fez para mudar isso? Não quero criticar ninguém, essa é a MINHA opinião, sei que não precisa ser você a tomar essa iniciativa, não estou julgando, até porque eu mesma deveria fazer algo para mudar isso. Eu sei que eu não visito o blog de todos que comentam o meu, sempre quando posso eu tento, mesmo não tendo muitos comentários eu procuro sempre responder, sei que isso consome tempo, e sei que eu mesma deveria tirar um dia para visitar outros blogs, eu só os visito a tarde, ou as vezes eu sempre dou uma passada em um blog que gosto muito, ou paro para comentar algum post, as vezes eu fico com uma dor de cabeça "danada" de tanto ficar á frente do computador. Eu amo escrever, adoro ler a opinião das outras pessoas, mas a gente cansa também, não é? Acho que deveria ser assim, como disse ali em cima sobre o ciclo de ajuda, tudo isso faz com que você atraia os leitores a volta novamente, mesmo que não tenha tempo, eu sempre procuro olhar, nem que eu não comente, quando eu tiver um tempo eu sei que eu vou voltar ali e fazer um comentário para a pessoa dizendo o quando me foi útil sua postagem.

Onde eu quero chegar, é que, se todos nós se justássemos, não precisa ser necessariamente comentando o post do colega, participando de projetos em conjunto, interagindo também. Devíamos dar mais atenção a todas a blogueiras. Todos deviam entender que isso não é uma competição de quem tem o melhor blog ou quem escreve melhor, tem espaço para todo mundo aqui, não podemos agradar todos, talvez você não goste do meu blog mas goste do da minha colega, e só por isso eu vou ficar "cricri"? Claro que não, talvez meu conteúdo não seja legal para vocês, talvez eu escreva sobre livros mas você gosta de maquiagem, então eu deveria mostra para você " Olha, fulana tem um blog de make, porque não passa por lá já que você adora, sei que vai encontrar ótimas dicas". Não estou generalizando ninguém, eu também sou egoísta, e falo abertamente, sei que tenho que mudar isso. 

Espero que entendam o que eu quis passar, poderíamos nos comunicar mais não é? Muitas pessoas descartam amizade entre blogueiras pelo simples fato de se acharem concorrentes, por favor né, somos todos iguais, devíamos é nos unir e crescer juntas, sei que pode pode parecer clichê, mas é a realidade, ninguém vai para frente sozinho!

Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

35 comentários

Write comentários
Isaac Zedecc
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 14:29 delete

Nossa, você falou tudo agora nesta postagem... Até eu mesmo publico em alguns grupos só pra publicar mesmo, e talvez seja por isso que i resultado vem aos poucos. Não vejo problema em troca de comentários. Tenho que mudar meus atos :/

Beijos,

www.isaaczedecc.blogspot.com

Reply
avatar
Carmen M.S.
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 15:16 delete

Eu já até sai de grupos do facebook que se diziam ser grupos de inteiração mas era proibido a troca de seguidores...também não vejo mal algum, pois todos os blogues que eu sigo eu sempre dou um jeitinho de ir até lá e comentar, mesmo que o dono do blog nem faça questão de mim.


Seria legal você colocar em vídeo este post, mesmo se achando despreparada - acho que iria repercutir mais.Pense nisto.

bjs

WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

Reply
avatar
Cris Albert
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 16:10 delete

Oi, Le!
É impressão minha ou você falou de mim? <3
Olha, acho muito legal a iniciativa de falar sobre isso. Há um tempo eu tinha um twitter fã clube e lá a situação era bem parecida. Já ouviu falar de "sdv"? Todo mundo pedia para ser 'seguido de volta" e tal, mas acabava sendo uma troca meio boba, só para aumentar o número de seguidores. Mas mesmo assim eu acabei conseguindo fazer bons amigos no twitter, e o mesmo está acontecendo com o blog, pois eu me aproximei de pessoas incríveis e inclusive você!

Beijos, Cris

Leitores Forever

Reply
avatar
Leca Castro
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 17:36 delete

Oi, Letícia. Tenho Blog há muito tempo, mas só agora entrei nesse mundo de interação entre blogueiros. Ando lendo muitos blogs (muitos mesmo), mesmo não sendo do estilo do meu e ando descobrindo coisas fantásticas, inclusive outras visões a respeito de tudo.
Acho que você está certa na questão de quem só joga nos grupos o link das postagens e não tomam conhecimento das postagens dos outros, mas cada um é cada um, né? Se o egoísmo é o carro chefe das imperfeições na nossa vida normal, imagina se não seria na internet em geral? Basta você olhar as redes sociais.
E não se preocupe em falar demais ou se está sendo entendida. Bote pra fora tranquilamente. Eu li seu texto sem esforço nenhum, porque é interessante. Se você tivesse falando abobrinha, podia ter 5 linhas e eu já teria saído na primeira.
Parabéns, viu?
Beijos!!

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 17:46 delete

Olá Isaac, eu acho que todos deveríamos pensar em mudar alguns atos, mas se só você mudar, creio que não mudara muita coisa, mas já é um grande progresso!
Bjs :D

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 17:50 delete

Olha, as vezes em grupos de interação não podem troca de seguidores mesmo, e até certo ponto, eu concordo!
E sobre gravar videos, eu sei Carmen, quem sabe mais para frente, não é?

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 17:52 delete

Oi, Cris!
Falei sim ♥
Então, foi isso que quis dizer em relação a essas trocas, elas realmente podem trazer coisas boas e pessoas maravilhosas.
Beijos!

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 17:55 delete

Oi, Leca. Eu estou nesse mundo de blog desde 2011 haha
Concordo com o que diz, mas fazer o que, acho que todos somos egoísta, pelo menos as vezes!
E muito obrigada por ler! Não sabe como fico feliz!

Reply
avatar
Kelly Mathies
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 18:07 delete

Eu entrei nesse mundo da blogosfera não faz nem um ano ainda, apesar de já ter tido outro blog antes, eu não interagia com ninguém, não participava de nenhum grupo e muito menos tinha visualizações. Percebo hoje que todo mundo quer chegar em algum lugar, mas preferem passar por cima das outras milhares de pessoas que estão andando juntas com o resto. Isso é a pior coisa que eu tenho para falar sobre tudo isso, porque realmente me deixa chateada, e por vezes, até irritada com a ignorância. Eu não sou a favor de troca de seguidores, acho que cria muito leitor fantasma e isso me preocupa, mas eu sou totalmente adepta ao termo "troca de comentários". Sempre que alguém vai lá no meu blog, eu entro no dela também, leio o que não vi ainda, talvez comento algum que me chamou atenção. As vezes até sigo, por ter me identificado com o conteúdo. Esse negócio de ajudar e ser ajudada é maravilhoso, mas é uma pena que poucos o utilizam de forma correta. Já recebi um comentário do tipo "Você não vai seguir a minha página? Eu segui a sua, tem que retribuir" aí quando falei que sigo por gostar e não por obrigação li outra mensagem, que me deixou de cara no chão pela imaturidade "Nossa, por isso você não tem seguidores, por isso ninguém curte nada que é seu. Só olha para si mesma. Ridícula". Ok, eu superei, mas isso foi o cúmulo.
Ignora meu texto enorme aiuehiuahe, mas precisei comentar.
Teu texto ficou muito bom ♥

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 18:50 delete

Oi, Kelly! Que honra você comentando um post meu! Pois bem, eu tenho 3 meses de blog haha antes eu também não interagia com ninguém. Realmente deveríamos se ajudar, e sobre esse comentário que vocês recebeu, tenho certeza que ela não fará falta pois terá vários outros seguidores, vocês escreve bem guria! hahahaha
E imagina, não vou ignorar seu texto enorme u.u sdjhadjkl Comentários assim me deixam feliz!
Muito obrigada Kelly! De coração ♥

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 19:56 delete

Olá
Eu não tenho nem palavras para expressar sobre seu texto, na verdade, é impossível viver na blogsfera e não se identificar com um texto desse e é uma pena as pessoas tentarem viver em harmonia já que estamos todos aqui com um proposito: divulgar e apoiar o que gostamos e admiramos.
Parabéns pelo texto e pela iniciativa de se expressar ;)

BEIJOS
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-amor-e-outros-contos-luiz-vilela.html

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 20:22 delete

Oii, tudo bem? :)
Então, eu vejo muita gente fazendo exatamente o que você falou (indo em grupos e mandando spam sem se importar em visitar outros), mas raramente vejo esses blogs sendo retribuídos. De verdade, eu acho que uma das coisas que mais atraem leitores é a simpatia, a forma como você os trata, tanto comentando em outras postagens, quanto respondendo aos comentários das suas. As pessoas querem crescer sem ajuda, sem se importar o mínimo com o que o outro tem a oferecer, mas acho que isso não leva a lugar algum. Primeiramente porque é possível conhecer pessoas incríveis nesse meio, essa é a melhor parte. E segundo que quanto melhor você tratar os outros, melhor eles irão te tratar. E isso serve pra tudo na vida, não apenas nesse mundo de blogs. Não estou falando que alguém tem culpa por não visitar o post dos outros não. Eu mesma, por exemplo, estou de férias agora e tenho tempo pra visitar vários blogs que acompanho e ler muitas postagens. Mas semana que vem as coisas voltam ao normal, eu costumo sair de casa 5h30 e só voltar às 19h, cansada e com outras coisas pra fazer. Então acho que o importante não é nem comentar no blog de todo mundo, mas se esforçar o máximo, dentro do possível, pra agradar as pessoas que vivem no mesmo meio que o seu, além dos seus leitores, claro :)

Adorei seu post!
Beijosss
http://bookspoison.blogspot.com.br/

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 20:23 delete

Olá, muito obrigada Cath! Pois é, a um tempo eu sentia necessidade de falar sobre isso!

Reply
avatar
andreza moura
AUTHOR
17 de fevereiro de 2015 21:27 delete

Eu sei bem o que é isso. Ninguém ajuda! Até para divulgar tem gente que quer cobrar. Quando estava começando minha página no face muita gente dizia que não trocava divulgação com páginas menores, com menos de dez mil participantes;como se nunca tivessem tido menos que isso. Tem gente que esconde dicas à sete chaves. Um absurdo.
Parabéns pelo post. E conte sempre com o Café.

http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

Reply
avatar
17 de fevereiro de 2015 23:22 delete

Existem e muito egoísmo neste meio, o que para mim é pura falta de acreditar em si mesma e no seu trabalho. Como você mesma disse, tem espaço para todo mundo, não tem porquê não ajudar aos outros. Sempre que posso comento e ajudo. Parabéns pela postagem.
Bjs, Rose.

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 00:03 delete

A mais pura verdade!!! Já conquistei tantas amigas por aqui que é automático entrar no blog comentar e interagir.
Até msm se ajudar, às vezes preciso de algo chamo as meninas e sempre sou ajudada, mas infelizmente existe muita blogueira por aí egoísta e pior invejosa!
Muito triste a realidade!
Bjus

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 10:44 delete

Oi, tudo bem sim Ursulla, e você?
Concordo contigo, porém vejo muitas pessoas que nem se quer tem a simpatia de responder os comentários de seu blog, eu acho isso muito chato, já que quando comento em um blog eu espero por uma resposta. Agradar é sempre necessário, não á todos, porque é impossível! hahaha Realmente conheci pessoa incríveis nesse mundo da blogosfera, algumas nem conversam comigo, mas eu me sinto tão bem ao ler uma postagem da pessoa "x", enfim, se soubermos aproveitar, isso nos tratá ótimas amizade e aprendizados.

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 10:46 delete

Oi, Andreza. Para não disse que ninguém, tem algumas poucas pessoas que ajudam, mas fazer o que né, as pessoas são assim.
Beijos ♥

Reply
avatar
Samantha Melo
AUTHOR
18 de fevereiro de 2015 10:49 delete

Entendo e concordo com muitas das coisas que você disse. Isso aqui é uma máfia, rs... Os grandes não estão interessados em ajudar e os pequenos até tem boa vontade, mas por serem pequenos também a ajuda fica meio que no zero a zero né? rs... Acho que temos é que desencanar disso, fazer o trabalho com a maior qualidade possível porque nós realmente gostamos disso e esperar, porque um dia o reconhecimento vem e vem verdadeiro. Tudo que a gente planta com amor rende bons frutos. ;) Beijos!!!!

www.prosasdemenina.com.br

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 10:53 delete

Obrigada Rose, realmente, todos deveríamos se ajudar!

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 10:56 delete

Oi, realmente, essas amizades são verdadeiras sim! Guarde-as muito bem, porque amizade aqui não é tão fácil haha
Bjs ♥

Reply
avatar
Thai Grey
AUTHOR
18 de fevereiro de 2015 13:29 delete

Oie, Letícia ><
Já vi gente criticando essa coisa de troca de comentários, mas ignora. Conheci pessoas incríveis assim. Blogs maravilhosos, vi matérias e posts excelentes.
A maioria é extremamente educada. Se eu tenho uma dúvida em relação a blogosfera, faço perguntas as minhas colegas blogueiras e elas respondem, me ajudando.
Acho isso maravilhoso. Não vejo outros blogs como meus rivais, vejo como aliados.
Beijos

Reply
avatar
Beatriz Lima
AUTHOR
18 de fevereiro de 2015 15:23 delete

Cara, adorei seu post, eu me sinto assim também, sempre que estou livre, tento comentar no blog de um amigo e faço parte de muitos grupos no facebook, vejo pessoas que já tem um blog grande e não está nem aí para aqueles que ainda são pequenos e só sabem criticar, ninguém quer ajudar. Vejo crianças de 11 anos copiando postagem do blog dos outros, sei que isso é ruim, mas antes de as pessoas atirarem pedras na garota ou garoto deviam ajudar. Pois, creio eu que todos nós começamos do baixo e só necessita de um pouco de esforço e ajuda para que o blog cresça.
Beijos.
http://leit0res.blogspot.com.br/

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2015 11:46 delete

Isso mesmo Samantha, tudo que plantamos com amor rende bons frutos, um dia a gente chega lá :D

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2015 11:47 delete

Disse tudo Thai! É realmente isso, os outros blogueiros deveriam ser nossos aliados!

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2015 11:51 delete

Também acredito nisso, muitas crianças tem blog são youtubers hoje em dia, e muito gente crítica, em vez disso, poderíamos ajudar, acho que tudo se resolve com uma boa conversa!

Reply
avatar
Bruna Souza
AUTHOR
20 de fevereiro de 2015 14:26 delete

Oi, tudo bem?
Adorei o post, e concordo muito com você. Nossa, há muita competição, inveja e egoísmo na blogosfera. Não vejo o porquê disso. Quando alguém consegue uma parceria, e vejo comentários do tipo "nossa, como você conseguiu? eu não passei", fico triste, porque não custa nada torcer e ficar feliz pelas conquista dos outros.
Eu também gosto muito dos grupos de retribuição, não ligo para quem fala que são para conseguir números, porque foram o meio pelo qual conheci novos e excelente blogs e blogueiros.
O blog me trouxe alguns dos meus amigos mais próximos e presentes, e isso só é possível, quando você se permite conhecer os outros, torcer por eles.
beijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2015 18:17 delete

Oi bruna, com certeza, a blogosfera devia ser uma amizade, onde todos se ajudam!

Reply
avatar
27 de fevereiro de 2015 03:08 delete

concordo com vc e pra falar a verdade sou tão diferente ao ponto de ter tomado muitas vezes na cara por tentar ser diferente
eu visito muitos blogs e nao recebo visitas
mas nao me importo
a minha parte eu faço e nao perco tempo reclamando afinal todo esforço é válido e mesmo que eu não cresça sei lá as minhas expectativas com meu blog estão acima disso
realmente é ridicula a ideia de a blgoueira x e concorrente

Reply
avatar
27 de fevereiro de 2015 09:44 delete

Oi, eu não sou o tipo de pessoa que sai visitando blogs por ai, sempre que arrumo um tempo na semana visito blogs que ja acompanho e gosto, e procuro em grupo algum novo, reclamar mesmo não adianta, concordo.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de março de 2015 09:57 delete

Amei o blog colega, coninua assim q vai longe *-*

Reply
avatar
gih
AUTHOR
5 de março de 2015 09:05 delete

Oii Le, tudo bem??? Adorei a sua postagem e acho muito válida. Realmente, tem bastante dessa coisa do egoísmo, mas também tem ajuda (não de todos, mas tem). Eu tenho grandes amigos que eu fiz na blogsfera. E amigos mesmo, de trocar mensagens, falar no facebook, trocar e-mails. Eu divulgo nos grupos, mas sempre dou uma olhada no feedback e vejo o que tem de novo e dou uma espiada nas postagens dos colegas e assim acabo encontrando muita coisa legal, como foi o caso aqui. Adorei a sua postagem e acho que é uma discussão bem relevante :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Reply
avatar