Resenha: Quem é você, Alasca?

terça-feira, janeiro 06, 2015 26 Comments A+ a-

Editora: WMF Martins Fontes.
Autor(a): John Green.
Páginas: 229.


Estava com saudade de escrever resenhas. Eu andei pesquisando para saber o que as pessoas acharam do livro esses dias sabe, porque tipo, eu comprei o livro sem a minima noção do que se tratava, mas eu fiquei empolgada quando vi a capa que dizia " O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras.", não sei porque mas ao ler isso eu fiquei desesperada para ler o livro, como alguns de vocês sabem eu comprei ele na Black Friday, ele demorou um pouquinho para chegar, mas assim que chegou já comecei lê-lo e bem, contado os dias que o peguei para ler eu o li em dois dias. Eu acho que até li ele rápido, o Sr.Green fez com que eu me prendesse na história, e claro, é super rápido de ler, já que contem uma linguagem informal e até palavrões.  


O livro começa contando a história de Miles que "coleciona" últimas palavras e está cansado da sua vida sem graça em sua casa. Sem nada a perder ele vai para uma nova escola em busca daquilo que o poeta Francisco Rabelais, quando estava á beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". No começo a história mostra seus pensamentos e poucas palavras exprimidas. Ele não é feliz, não tem amigos, tem uma tradicional família americana e com o estranho hábito de colecionar últimas palavras de pessoas que já foram famosas. Quando ele vai para a Escola Culver Creek, no Alabama, ele nem imaginava oque estaria por mudar em sua vida. Com o clima fervendo no primeiro dia ele vai descarregar suas malas no seu novo quarto e lá conhece seu colega Chip Martin ( o primeiro amigo), mais conhecido com Coronel, que fica encarregado de mostrar a escola e suas regras para ele. Logo de cara Miles sofre bullying e "trotes", pois há meio que uma rivalidade entre os estudantes de lá. Os "Guerreiros de Dia de Semana" eram os ricos da cidade. O Coronel era bolsista e aprendeu a sobreviver em Creek, ele apelida Miles de "Gordo" pois ele é extremamente magrelo. Logo o Coronel leva Miles para conhecer Alasca Young (a primeira garota) e o Takumi, que como vocês percebem pelo nome é um descendendo de japonês, ele faz parte do grupo. Lá Miles aprende que ser "dedo-duro" é a pior conduta que um aluno pode ter, ou seja, você não pode entregar o agressor, tudo tem que ser resolvido sem delação.


Resumindo tudo, Alasca é uma garota misteriosa, questionadora, rebelde e muito sedutora, porém tem namorado. Ao decorrer do tempo Miles cria um sentimento por Alasca, os dois tem muita afinidade e as vezes ela até flerta com ele. Ela estranha o fato do Gordo colecionar últimas palavras e mostra o livro "O General e seu Labirinto" de Gabriel G. Márquez que fala sobre Simon Bolívar, sua ultimas palavras foram: " Como sairei deste labirinto?". Claro que o Gordo se interessou, e quis saber oque significava exatamente este "labirinto".

Lá em Culver Creek Miles tem a experiencia de um adolescente comum, com cigarros, álcool, sexo, o inicio da independência e os estudos. Outra coisa do livro é como o personagem principal lida com a vida, o amor e todas as suas experiencias, que deixa sempre os leitores sentir a emoção que o personagem está sentindo. Tudo oque era o "Grande Talvez", tudo oque ele vivenciou lá, ao enfrentar a morte, acho que tudo isso o ajudou a crescer.


Sabe, quando comecei a ler o livro, me identifiquei muito com o Gordo, a Alasca era muito parecida comigo e o Coronel era a amiga dos sonhos porém em versão masculina. 

Eu não vou contar muito sobre oque acontece no meio e fim do livro pois já falei demais, mas eu me apaixonei pelo livro, e mesmo pelo oque eu vi muita gente não gostou por ser um livro comum, com personagens comuns e histórias normais, mas sabe, acho que é isso que me prendeu,  é algo tão próximo de mim e tão distante, não se dizer. As últimas palavras de Miles foram: " Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito"


E você, quais seriam suas últimas palavras?

Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

26 comentários

Write comentários
Carmen M.S.
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 11:31 delete

Também fiquei curiosa a respeito do livro só pelo que você descreveu sobre "O primeiro amigo, a primeira garota e as últimas palavras" .
bjs.
WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 11:33 delete

E não é? hahaha obrigado por visitar <3

Reply
avatar
Bruna Vaz
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 12:50 delete

Ameei essa resenha.. Com certeza irei ler o livro
Já está na minha lista para esse ano.
Sucesso!
bruvaz.wix.com/lindaeinteligente

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 13:13 delete

Que bom que gostou!
Seu blog é lindo :o
Sucesso pra gente hehehehe
Beijo.

Reply
avatar
6 de janeiro de 2015 14:13 delete

que resenha espetacular senhor!!! Nossa, você escreve bem !!!!

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 14:17 delete

Sério? Meu deus! Muito obrigada! hahahaha <3

Reply
avatar
6 de janeiro de 2015 17:02 delete

Adoreii!! você escreve super bem,as palavras vou ter que comprar esse livro :O

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 17:34 delete

Ahh que isso , obrigada!

Reply
avatar
Tuane Tagava
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 18:35 delete

Li esse livro também e eu amei!!! ele me fez refletir sobre vários assuntos! e meu personagem favorito foi o professor Hyde! ele fala sobre varias coisas em suas aulas e por isso eu amei!!!
E sinceramente eu não sei quais seriam minhas ultimas palavras! só sei que acho que não seriam nada filosóficas!!! kkkk
http://www.miissperfection.com/

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 18:47 delete

Hahahaha e não é? Acho que minhas ultimas palavras seriam: "Desculpa".

Reply
avatar
Carol Santos
AUTHOR
6 de janeiro de 2015 22:39 delete

Eu sempre começo a ler esse livro, mas não consigo chegar nem no meio kkkk
Não curto muito a linha do John Green, mas os livros são bons.
Apesar que os do Nicholas Sparks serem melhores . kkkkk

http://blogcarolsantos1.blogspot.com.br/

Reply
avatar
6 de janeiro de 2015 23:45 delete

Este livro deve ser lindo, dizem que é bem melhor que A culpa é das estrelas, né? Vou ler para ver, beijos!

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 03:36 delete

Agora deu mais vontade ainda de ler!!! ahahha Vou imediatamente colocá-lo como próximo na lista!!!

http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 10:05 delete

Hahaha acredita que não li nenhum livro do Nicholas? Tenho medo de não gostar mais acho que vou arriscar! Bem, ai vai do gosto de cada um né! Eu gosto hahaha

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 10:07 delete

Olha eu achei melhor A culpa é das estrelas viu, kk
Apesar de não ser o tipo do gênero que eu gosto, tanto por conta do drama da doença, eu gostei muito!

Reply
avatar
Levxy Sookie
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 10:09 delete

Ahh, pode colocar que você vai gostar, hein!

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 12:14 delete

Adorei a resenha, todos falam que ele é bem legal, agora me deixou mais curiosa hahaha
Beijinhos,Mundo Da Laís

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 13:17 delete

Hahaha que bom que gostou! Beijos!

Reply
avatar
Gabriel Porto
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 20:31 delete

Sempre tive curiosidade em ler esse livro, na verdade todos os livros de John Green, parecem ser ótimos!
Muito boa sua resenha, parabéns!

http://iii-threegeeks.blogspot.com.br/2015/01/quem-somos.html

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 20:32 delete

Sim sim! Muito obrigada! Seu blog também é ótimo, hein?

Reply
avatar
estela paiva
AUTHOR
7 de janeiro de 2015 22:11 delete

Já li esse livro e super adorei!! é um dos melhores do autor.
http://tinha-que-acontecer.blogspot.com.br/

Reply
avatar
7 de janeiro de 2015 23:27 delete

Adorei a resenha e seu blog, sempre vi a capa desse livro e achava interessante, mas nunca parei pra ler, vou procurar um :)

beijos :*
http://descomplicandocosmeticos.blogspot.com.br/

Reply
avatar
8 de janeiro de 2015 09:46 delete

Não posso dizer se é o melhor já que não li todos, mas realmente ele é muito bom!

Reply
avatar
8 de janeiro de 2015 09:47 delete

Procura sim! Você vai gostar.

Reply
avatar
Pablo Sérgio
AUTHOR
3 de abril de 2015 16:26 delete

Confesso que quanto mais leio resenhas deste livro: "Quem é você, Alasca?"; mais fico com vontade de lê-lo. Nunca li nada deste autor, ainda, mas este é o terceiro que pretendo.
Sua resenha está ótima.
Sucesso!

sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

Reply
avatar
22 de julho de 2016 14:39 delete

Obrigada Pablo! Se joga no livro porque ele é ótimo!

Reply
avatar