Resenha : A menina que roubava livros.

quarta-feira, outubro 22, 2014 8 Comments A+ a-

Titulo: A menina que roubava livros
Editora: Intrínseca
Autor(a): Markus Zusak
Páginas: 478
Lançamento original: 2005
Lançamento no Brasil: 2007


Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.


               ''Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.'' 


O livro começa com uma bela apresentação da Dona Morte, e ao ler a primeira linha do livro meu coração já palpitou, era tão empolgante pensar que a “morte” estaria narrando o livro, algo tão profundo e inovador. Uma coisa interessante sobre a narração da Morte é que há algumas frases que ela diz em certo tom de “humor”, eu interpretei assim. Em especial, a morte conta uma história de uma humana que lhe chamou muito a atenção. Ela se refere à menina como uma “Ladra de livros”. É como uma pessoa contando uma experiência antiga de sua vida. É realista.


''Eis um pequeno fato: Você vai morrer.''


A história se desenrola na Alemanha, no período nazista. O primeiro livro ela roubara sem querer no enterro de seu irmão, aos nove anos de idade. O auxiliar de serviços funerários o deixou cair próximo ao túmulo e ela o ajuntou instintivamente, levando-o consigo. Passado o episódio da morte do irmão Liesel chega a sua nova casa, conhece seus pais adotivos, Hans e Rosa Hubermann. A mãe é muito mal educada, usando sempre palavrões, mas em compensação o pai é muito dedicado e amoroso. Começa-lhe a ensinar a ler melhor, usando o livro que ela trouxera consigo. Nas noites em que ela acordava em meio aos pesadelos com seu irmão, o pai lia e tocava acordeão, contando-lhe histórias até a madrugada.
Sempre que eram alertados todos os moradores se dirigiam a um abrigo subterrâneo, onde o medo tomava conta de crianças e adultos. Liesel começou a ler em voz alta para todos, perpetrando nela a paixão pelos livros e pelas palavras. Foi exatamente isso que lhe salvou a vida.  Quando lerem vocês entenderam, não vou dar spoilers.


      ''Uma última nota de sua narradora: Os seres humanos me assombram.''

O livro tem um enredo ágil, fácil e envolvente, abordando a natureza humana com uma ingenuidade somente possível pela Morte.  Trás uma visão diferente sobre a segunda guerra mundial. A edição do meu livro é a com a capa do filme, é um livro um pouco grande, eu demorei um pouco para digeri-lo, apesar disso a leitura fluiu bem, o final é ótimo, e eu recomendo muito. Sinceramente, creio que foi um dos melhores livros que li.

Uma shinigami que gosta de ler e é apaixonada por joguinhos, sonha em lançar um livro e um dia ir para o Japão. Fallenatica e k-popper, chora quase sempre que escuta Lie.

8 comentários

Write comentários
23 de outubro de 2014 12:08 delete

Adorei a resenha, parabéns!
http://estantedaisaa.blogspot.com.br/

Reply
avatar
23 de outubro de 2014 16:18 delete

Esse livro é um amor, e sua resenha mais ainda! Sucesso pro cê <3

http://www.umamineirasonhadora.com/

Reply
avatar
23 de outubro de 2014 18:08 delete

obrigada Bianca , o mesmo pra ti :3

Reply
avatar
Cintia Salves
AUTHOR
25 de outubro de 2014 17:20 delete

nss arraso resenha fk mt boa Leh :3

Reply
avatar